1. O que é?
A Freguesia do Livro é uma organização sediada em Curitiba/PR que desde 2012 promove leitura, levando livros de encontro aos leitores. A iniciativa propõe uma corrente literária que coloca em movimento livros que estavam parados nas casas de pessoas, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.
Recebemos doações de livros que organizamos e encaminhamos, criando locais que chamamos Pontos de Leitura – caixas de livros livres para clientes, alunos, funcionários de cada local, em Curitiba e cidades vizinhas. Os interessados preenchem um cadastro e recebem um acervo com livros escolhidos especialmente para o perfil do público que o frequenta. Também colaboramos na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.
Nossa causa é simples. Acreditamos que ler se ensina, gostar de ler se incentiva.
Incentivamos a leitura prazerosa, autônoma e transformadora que desenvolve a capacidade crítica e construção de conhecimento. Investimos no incentivo à leitura para crianças e para populações adultas e formadoras, como professores, cuidadores e instituições, através de oficinas de mediação e do despertar para o gosto pela leitura. Associado à facilitação do acesso, é fundamental investir firmemente na formação do leitor, pois dados recentes mostram que o Brasil investe muito na publicação de livros e praticamente nada no interesse por eles.
A Freguesia do Livro é um movimento voluntário, participa quem acredita que divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros pode fazer diferença no desenvolvimento de uma comunidade.Pode participar quem acredita que divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros pode fazer diferença no desenvolvimento de uma comunidade.
Você pode ajudar doando livros, recebendo um Ponto de Leitura em seu estabelecimento comercial ou comunidade, arrecadando livros para que possamos disponibilizá-los em nossos pontos de leitura ou apoiando financeiramente essa corrente literária. Escolha o jeito de participar com o qual você mais se identifica.
5. Como iniciar um Ponto de Leitura?
Basta querer. Comece preenchendo o cadastro. Ter um Ponto de Leitura não dá trabalho, não há custo, apenas benefício. Levamos os livros e eles estão livres para serem lidos pelos leitores que por eles se interessarem. Sem tempo de devolução, sem cobrança, sem multa. Se os livros acabam, levamos mais. Mas a nossa intenção é que os pontos se tornem auto-sustentáveis: seus usuários levam os livros, os devolvem, trazem outros para colaborar.
6. Como você pode doar livros?
Analise seu acervo e escolha os livros que imagina que serão bem aproveitados por outras pessoas. Entre em contato através do contato@freguesiadolivro.com.br ou nossa página no Facebook. Definiremos os Pontos de Coleta onde você pode entregar sua doação.
7. Que tipo de livros recebemos?
Critérios da Freguesia do Livro para doação/recepção de livros: enfatizamos a preferência por livros que incentivem a leitura. Analise seu acervo e escolha os livros que imagina que serão bem aproveitados por outras pessoas. Assim sendo, pedimos a quem nos doa, que observe os critérios abaixo.
Livros que aceitamos:
– livros de literatura em bom estado: romance, suspense, policial, biografia, etc.
– livros de poesias
– livros infantis
– livros infanto-juvenis
– livros de literatura em outros idiomas
– revistas de decoração, educação, jardinagem, culinária, viagem, automóveis, artesanato, ciência, história e filosofia
– revistas em quadrinhos
– livros de autoajuda
– livros técnicos atuais, que ainda possam ser úteis a estudantes
Livros que não aceitamos:
– livros em mal estado de conservação, muito antigos, rasurados, mofados.
– enciclopédias
– coleções
– revistas periódicas semanais
– apostilas
– livros didáticos
– religiosos
– livros técnicos antigos e/ou desatualizados
O critério é: livros em bom estado, que possam ser bem aproveitados por outras pessoas, com conteúdo que vale a pena.
8. Como você pode receber livros para sua biblioteca comunitária ou social? Ou para a biblioteca/ ponto de leitura que pretende iniciar?
Se você pretende iniciar um Ponto de Leitura ou precisa de livros para uma biblioteca já existente, preencha o cadastro em nosso site.
[…] agora a coisa ficou mais séria. Nasce hoje a Freguesia do Livro como um movimento que faz livros circularem, um movimento […]
Querida Jô. Pode contar conosco – os Muzzillo´s e a Artes & Textos – para apoiar este projeto maravilhoso. Parabéns por todo este trabalho que tem sido feito por você e pela Ângela. Este desafio não é pequeno – fazer ler. Mas é isto que nos faz continuar lutando, e fazendo parte daqueles que acreditam neste país, nas pessoas e no futuro.
Que coisa boa isso aí! Já estou seguindo e perseguindo o blog.
Comeca aqui a corrente do bem…que esta corrente se espalhe pelo Brasil. Tenho lido muito sobre projetos bonitos como este que estão nascendo por todo o Brasil. Parece que o brasileiro resolveu tomar as redeas da situacao e transformar o Brasil naquele Brasil que ouvimos desde de pequeninos ser o PAIS DO FUTURO…pois e, o futuro chegou, e como diz a musica: “Quem sabe faz a hora nao espera acontecer. Muuuito sucesso para a Freguesia do Livro.
bj
Juliette
Muito legal a iniciativa! 🙂
Fui aprovado num concurso para a Prefeitura Municipal de Curitiba e, aguardando a nomeação, comecei a pesquisar mais sobre a cidade, seus costumes, sua cultura e suas pessoas.
Descobri o Arte Amiga, da Jô Bibas, e anonimamente acompanho seus encantadores posts.
Hoje fui surpreendido com mais essa linda iniciativa.
Não é à toa que Curitiba é tão especial.
Parabéns a todos vocês!!!
Márcio, agradecemos o apoio!
Jô
Olá! Adorei a iniciativa! Estou começando uma biblioteca informal na cidade de Cananéia (litoral sul de São Paulo), num sítio na área rural… já temos uns 40 livros + revistas… será que existe a possibilidade de receber livros de vocês? Dani
[…] About […]
Tá registrada a ideia aqui. Faz algum tempo, doamos dezenas de livros nossos – infantis que a Kerstin ” desapegou” e meus tb. Foi para uma biblioteca comunitária por aqui. Mas quando chegar a hora de novo, já temos este canal! Abs. e parabéns pela iniciativa!
Isso, Marion. A gente precisa fazer revisões constantes em tudo que guardamos. A gente muda, os gostos, o tamanho, as prioridades. É justo que o que guardamos se adapte às nossas mudanças, certo?
Jô
Jo, ainda que atrasada, o meu pequeno apoio ainda é de vocês…o selo da Freguesia vai lá pro bloguito esta semana…linda iniciativa…bjo!!
Cris, aqui não tem atraso, não. Toda hora é hora de rever os livros guardados! E segurar os mais queridos. E libertar os que podem passear.
Olá pessoal da Freguesia do livro como vão? Em primeiro lugar gostaria de parabenizar vocês pela iniciativa. Também quero saber se vocês disponibilizam a doação de livros para fora do estado de vocês no meu caso para Goiás, mais especificamente para Catalão. Eu e minha filha estamos com um projeto de montar uma biblioteca em nossa comunidade. Seria em um centro comunitário de nosso bairro no qual sou catequista. Já estamos arrecadando livros com a comunidade, se puderem nos ajudar sera muito bom. Sendo assim agradecemos desde já seja qual for a resposta. Esperamos o retorno de vocês. Atenciosamente: Suzana
Olá, Suzana! Ficamos contentes que você tenha gostado da Freguesia do Livro. É um modelo que pode ser copiado aí em Catalão. Queremos incentivar novos projetos que divulguem o gosto pela leitura. Você tem como levar os livros? Conhece alguém que vá daqui para a sua vizinhança? Temos livros mas não podemos arcar com as despesas do transporte. Portanto, faremos uma solicitação aos viajantes deste país. Quem vai de Curitiba para Goiás e poderá levar uma caixa de livros? Por favor, manifestem-se! Vamos pensando em uma solução… Um abraço literário nosso para vocês em Catalão! Ângela
[…] o que fazer com os livros que você arrecadar? Manda para a Freguesia do Livro! A gente distribui para novos […]
Uma bela iniciativa. Parabéns!
Bj…Bj
artemadeiraevida.blogspot.com
[…] uma coisa deliciosa que vai acontecer no CRAFT BAZAR: o Pedágio Literário! É uma iniciativa da Freguesia do Livro, um movimento que arrecada, organiza e encaminha bons livros que são recebidos como doação para […]
[…] uma coisa deliciosa que vai acontecer no CRAFT BAZAR: o Pedágio Literário! É uma iniciativa da Freguesia do Livro, um movimento que arrecada, organiza e encaminha bons livros que são recebidos como doação para […]
Adorei a idéia . Ja doei muitos livros e tenho muitos ainda para doar. Pena que em São Paulo , onde doei , os livros estão sem um público que se interesse , pois não é muito divulgada a nova biblioteca do Condomínio.
Voces estão de parabens .
olá, gostaria de doar alguns livros. Onde posso entregar? [moro na água verde].
obrigado e parabéns pela iniciativa
Eduardo
Moro na freguesia do O , qual o posto de coleta mais próximo para que eu possa doar os livros.
Meire,
Temos postos de coletas estabelecidos apenas em Curitiba, cidade da Freguesia do Livro. Mas nada impede que você comece algo parecido por aí…
Boa tarde!
Vocês aceitam doação de revistas também?
Tenho algumas revistas Istoé e Planeta, estão todas em bom estado, e preciso me desfazer para liberar espaço no armário. Não queria jogar fora, e nas escolas aqui do meu bairro não deram mito importância a doação, por não utilizarem mais desses recursos didáticos, achei um absurdo! Tecnologia é boa em muitas formas, temos facilidade e rapidez à tudo hoje em dia. Mas é triste ver que a leitura está sendo substituída dessa forma!
[…] De reciclagem. De leitura. Então é imperativo que se mostre nosso trabalho com a caixas da Freguesia do Livro que começam como simples caixas de frutas em estado lastimável e passam por um rápido trabalho […]
[…] O que é? […]
[…] O que é? […]
QUE BELA IDÉIA! PARABÉNS PELO TRABALHO. AS VEZES ESTAMOS TÃO ENVOLVIDOS EM NOSSO COTIDIANO QUE NÃO EXECUTAMOS UMA IDÉIA TÃO GRANDE E SIMPLES, MAS QUE PROVOCA UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO. Estou fazendo um trabalho voluntário também em biblioteca, e compro frutas e verduras na Frutaria do Nenê, quando vi as caixa da Freguesia do livro já quis saber tudo. Vou levar a ideia para onde estou fazendo o trabalho. As caixas para os livros infantis vão ficar muito legais.
Angela, conte com a gente, se precisar!
[…] O que é? […]
eu já coloquei o selo no meu blog… quero poder ajudar mais!
Caros Amigos,
Tenho várias revistas (Veja, Caras), Jornais (Gazeta do Povo) e Apostilas de cursinho em boas condições.
Pergunto se são aceitáveis para doação.
Meu bairro é o Champagnat em Curitiba
Grata
Roseli
[…] muitos livros, por conta da minha mudança de residência e falta de espaço. Foram livros para a Freguesia do Livro, uma iniciativa muito bacana surgida em Curitiba, para a Casa da Leitura Hilda Hilst e para o Farol […]
Olá, moro em Bacacheri- Curitiba e não vi nenhum lugar por aqui que ofereça livros para ler. Alguma sugestão? Pois gostaria de pegar algum emprestado.Obrigada
Olá ! Sou de São Paulo e adoro a ideia de espalhar livros por lugares improváveis. Como fazer isso aqui? Obrigada
Jo não vai lembrar de mim, mas já fiz uma campanha e ela veio buscar. Perdemos o contato e hoje vi a reportagem na RPC. SUCESSO pra vocês!