Explicação baseada no texto do Alessandro Martins do blog Livros e Afins. Você pode ver o post na íntegra aqui. É ótimo.
Começar uma biblioteca comunitária é simples: basta querer – e fazer.
Do que você precisa:
1. Uns 40 livros: livros bons, adequados ao público que terá acesso a eles. Pode parecer que sejam poucos no início, mas a ideia do desapego vem junto com a biblioteca: todos podem levar, mas também todos podem doar.
- livros que você considera bons, livros que você ama, pelo conteúdo que eles carregam, como transportadores de prazer, conhecimento e diversão
- pratique o desapego. Serão livros que não serão mais seus, mas de todos. Possivelmente, alguns deles você não verá mais. Troque o prazer de ter pelo prazer de compartilhar. Acredite, é muito bom ver um desconhecido folhear interessadamente um livro que você deixou à disposição. Principalmente se for um livro que você gosta
- se você esperar para ter muitos livros para ter a iniciativa, vai acabar desistindo. Comece com pouco e conte com o “efeito bola de neve” e com o impacto que um gesto simples, mas efetivo, pode causar em sua comunidade
2. Um lugar. Quanto mais inusitado, melhor. Pode ser numa padaria, num salão de beleza, um açougue, a farmácia da esquina. O café que você frequenta, a sala de espera de uma clínica, a cantina de uma empresa. Você pode oferecer a possibilidade de uma biblioteca aos donos do lugar, é bem provável que aceitem. No lugar onde a biblioteca vai funcionar, verifique se já existe um armário ou estante que pode abrigar os livros. Se não houver, dê ideias: estantes de lojas de móveis usados, caixotes de feira, geladeiras que não funcionam. A parte de cima de um armário, uma gaveta reciclada. Vale tudo.
3. Um sistema. Simples, que favoreça a circulação dos livros, com pouca burocracia. A biblioteca é livre, o empréstimo é livre. Um texto na estante dos livros e dentro de cada um deles, dirá: “Esse livro quer ser lido, sempre. Quando você tiver acabado de ler, deixe que ele continue sua viagem”. Ou “Leve, leia e devolva quando terminar”. Um carimbo ou um adesivo resolvem isso. A iniciativa valoriza a leitura do livro, não a sua posse.
4. Use as mídias sociais para divulgar a sua biblioteca. O importante é divulgar o projeto, para estimular o desapego aos livros, facilitar a recepção de doações e colocar os livros à disposição da comunidade. Crie uma rede de iniciativas e bibliotecas comunitárias que acreditem nessa ideia, para que ela se espalhe.
5. Repetindo: deu vontade, faça. Não conte com leis de incentivo ou com ajuda do governo. Isso só vai atrasar e desmotivar você. Você pode agir por conta própria. Não conte com a ajuda dos outros para começar a fazer, mas conte com a ajuda dos outros no andamento do projeto.Lembre-se: ninguém precisa mudar o mundo. Apenas a parte do mundo que é capaz de mudar.
6. Se deu vontade mesmo e você quer começar uma biblioteca livre ou um ponto de leitura, ou se você já tem uma biblioteca e quer aumentar seu acervo cadastre-se aqui. Muitos livros estão chegando e queremos lugares para colocá-los. Divulgue essa ideia. Espalhe o bichinho do desapego por aí.
Bom dia! É muito fácil montar uma biblioteca comunitária com essas dicas, basta querer, e eu quero! =)
Bjos.
Olá! Muito boa a iniciativa desse projeto, meus parabéns!!
Pra quem quiser participar, montamos uma rede social de apoio às Bibliotecas Comunitárias, a RBBC. Basta visitar http://rbbconexoes.ning.com e fazer um breve cadastro para ter acesso a um rico acervo sobre essas práticas, além de se atualizar sobre editais e eventos sobre o tema.
Um abraço, e até mais!
Abraão Antunes-Silva
Articulador da RBBC
CEDOC Ação Educativa
http://www.acaoeducativa.org.br
[…] Leia este artigo Como iniciar uma Biblioteca Comunitária? […]
[…] vou criar uma biblioteca […]
[…] o que fazer com os livros que você arrecadar? Manda para nós! A gente distribui para novos […]
[…] o que fazer com os livros que você arrecadar? Manda para a Freguesia do Livro! A gente distribui para novos […]
[…] pela pequena biblioteca. E produz uma grande satisfação por estar incentivando a leitura. Nesse post, algumas […]
gostei demais da freguesia do livro
queria poder colaborar com marcadores de página.
anavi16@yahoo.com.br
bjo
filhadejose.blogspot.com
[…] vou criar uma biblioteca […]
Goostei muito do jeito de ser diversificada expontãnea e alegre da Freguesia do Livro
Que bom que gostou, Elonilda! É uma ideia tão simples e dá tanta alegria em executá-la!